domingo, 2 de outubro de 2011

Áreas da Filosofia

  Metafísica. Esta disciplina é concebida como o estudo da natureza da realidade nos seus aspetos mais gerais, na medida em que podemos fazê-lo. Ela lida com questões do tipo: De que modo a matéria se relaciona com o espírito? Qual dos dois é anterior? São os homens livres? 0 que chamamos de eu  é uma substância ou apenas uma sequência de experiências? É o universo infinito? Deus existe? Até que ponto o universo é uma unidade ou uma diversidade?
De modo similar, pressupomos, nos nossos diálogos mais comuns e menos filosóficos, conceitos fortemente imbuídos de problemas filosóficos, como matéria, espírito, causa, substância e número. Uma importante tarefa da filosofia consiste exatamente em analisar conceitos desse tipo, esclarecer o que significam e determinar em que medida a sua aplicação ao estilo do senso comum pode ser justificada. A parte da filosofia crítica que trata da investigação da natureza e dos critérios de verdade, assim como da maneira pela qual obtemos conhecimento, é chamada de epistemologia (teoria do conhecimento). Questões específicas deste campo são, entre outras, as seguintes: Como podemos definir a verdade? Qual a distinção entre conhecimento e crença? Podemos estar certos daquilo que sabemos?
 É difícil separar a lógica da epistemologia. Mesmo assim, ela é normalmente considerada uma disciplina autónoma. Trata-se do estudo dos diferentes tipos de raciocínios e argumentos que fazemos. Certas partes da lógica revelam acentuada afinidade com a matemática; outras poderiam igualmente ser classificadas como pertencentes à epistemologia.
A ética ou filosofia moral lida com os valores e a problemática do "dever". Ela formula questões como; Qual o bem supremo? Qual a definição de bem? Como podemos considerar se uma acção é boa ou má? A partir das suas consequências? Qual a razão última pela qual não devemos mentir?
 A filosofia política consiste na aplicação da filosofia (da ética principalmente) a questões relacionadas com os indivíduos enquanto organizados  num Estado. Ela investiga questões do seguinte tipo: O que é a igualdade? Há no Estado algo mais além dos indivíduos que o constituem? É a democracia a melhor forma de governo?
 A estética consiste na aplicação da filosofia ao exame da arte e da noção de beleza. É típico da estética formular questões do tipo: A beleza é objetiva ou subjetiva? Qual é a função da arte? Para que aspectos de nossa natureza apelam as diversas formas de beleza?
A axiologia - teoria do valor - é às vezes utilizada de modo a abranger o estudo dos valores considerados em si mesmos, embora esse ramo possa ser incluído na ética ou na filosofia moral. O que são valores? Qual a importância que têm na nossa vida? Como estão hierarquizados? Os valores são subjetivos?
Adaptado  de A. C. Ewing  The Function of Reason,  trad. Marco Antonio Frangiotti

1 comentário:

  1. Joao e ricardo
    Stor nos temos uma reclamaçao a faxer, o Stor a nos nao deixa usar aspas e o stor usa!!
    na brincadeira

    Obrigado stor por este mini-dicionario porque nos ia-mos pesquisar sobre a definiçao dessas palavras (estetica, epistemologia e etica) e lembramo-nos "nao e preciso va-mos ao blog o stor deve la ter postado"

    ResponderEliminar