domingo, 2 de outubro de 2011

Definição de Filosofia








A maioria das definições de filosofia são razoavelmente controversas, em particular quando são interessantes ou profundas( há quem defenda que a definição do que é a filosofia é um problema entre os filósofos, nota minha).(…) Uma definição minimalista mas satisfatória é que a filosofia consiste em pensar sobre o pensamento. Isto permite-nos (...) tratá-la como uma reflexão sobre o pensamento, a formação de crenças e de conhecimento sobre o mundo.
Uma definição mais pormenorizada, (…), é que a filosofia consiste em pensar racional e criticamente, de modo mais ou menos sistemático, sobre a natureza do mundo em geral (metafísica ou teoria da existência), da justificação de crenças (epistemologia ou teoria do conhecimento), e da conduta de vida a adotar (ética ou teoria dos valores).(…). Todos nós temos uma concepção geral sobre a natureza do mundo em que vivemos e do lugar que nele ocupamos. A metafísica interroga-se sobre os pressupostos que sustentam acriticamente estas concepções recorrendo a um conjunto organizado de crenças. Ocasionalmente, todos duvidamos e questionamos crenças, não só as nossas como as alheias, e fazemo-lo com mais ou menos sucesso sem possuirmos uma teoria acerca do que fazemos. O objetivo da epistemologia consiste em explicitar as regras que determinam a correta formação de crenças e argumentar a seu favor. Também orientamos as ações com vista a objetivos e fins que valorizamos. A ética, ou filosofia moral, no sentido mais inclusivo, pretende articular, de uma forma racional e sistemática, as regras ou princípios subjacentes às acções. (…)
As três partes principais da filosofia estão relacionadas de várias formas. Para que possamos orientar racionalmente a conduta é necessária uma concepção global do mundo onde esta se desenvolve e de nós próprios enquanto agentes nele integrados. (…)
Adaptado de Anthony Quinton, Oxford University, trad. Paulo Ruas

7 comentários:

  1. Então posso também concluir que a filosofia é o que nos faz mais do que meros animais?
    Uma vez a filosofia está a procura de razões para a nossa existência que não sejam reproduzir, comer e morrer?
    E finalmente posso concluir que a Filosofia é a personificação de um dos "defeitos" do Homem, o desejo de querer sempre mais conhecimento, mais comida etc..., (coisa que sempre discordei, uma vez que acho que é uma das nossas maiores virtudes) que a Filosofia foi criada pelo desejo do Homem querer saber tudo, e acima de tudo ter a certeza daquilo que sabe.

    Rúben Pais CT5 Nº24

    ResponderEliminar
  2. Ruben tenho alguma dificuldade em compreender algumas das tuas afirmações. Por exemplo porque razão consideras a Filosofia a "personificação de um dos defeitos do homem? Deves tentar ler com muita atenção o texto se não estás a projetar coisas que não estão lá. A Filosofia não é querer saber mais....é querer saber melhor...ajuda-nos a a esclarecer melhor determinadas questões....não sei porque razão é isso um defeito? Queres explicar melhor o teu ponto de vista sobre o texto....?

    Ismael Carvalho

    ResponderEliminar
  3. Como o professor disse a Filosofia querer saber melhor, que no meu ponto de vista mostra o desejo do Homem de nunca estar satisfeito e de querer sempre justificar aquilo que sabe.
    O facto de o Homem nunca estar satisfeito com aquilo que sabe e com aquilo que tem, têm sido apontado como um grande defeito no ser Humano.
    Eu não concordo com esta ideia que o Homem deveria ficar contente com aquilo que tem, pois foi esse desejo em querer sempre mais e melhor que nos permitiu estar onde estamos hoje

    ResponderEliminar
  4. Boa Ruben! Essa atitude de que falas....é atitude filosófica. Não é apenas uma qualidade dos filósofos, há não filósofos que tem essa vontade e esse desejo de que falas. Vê se entendes a partir do texto que grandes questões ou problemas coloca a filosofia no sentido de procurarmos resposta para eles...vê se para ti tem razão de ser estas questões e identifica a que áreas da Filosofia estão ligados. Se fores ver o vídeo de Filosofia e sentido da vida II compreendes melhor o que estou a falar.

    Ismael Carvalho

    ResponderEliminar
  5. Professor, estava a pesquisar na Internet várias frases ditas por Filosofos importantes e descobri que um filósofo chamado Gaston Bachelard disse que ''a ciência é uma verdade que caminha para outra verdade cada vez mais verdadeira''. poderá ser também esta uma definição de Filosofia?

    André Delgadinho 10ºSE Nº1

    ResponderEliminar
  6. Pode André...a ti o que te parece? Olha neste blog tens muitos recursos para pesquisar e investigar...consulta-os é uma boa forma de não te dispersares..esse é o objetivo deste blog ajudar-vos nas vossas pesquisas. agora é preciso que vocês consultem os recursos.

    Ismael Carvalho

    ResponderEliminar
  7. Stôr,referente á pergunta 7. Referi que sim, por apenas uma razao. Nessa razão é que avaliar crenças profundamente e criticamente, problematizando-as torna-se para nós uma tarefa dificil e arriscada porque depois podemos ser julgados ou não compreendidos porque tivemos tal argumento. Dando-se o exemplo de agora eu achar que devíamos venerar Satanás e não Deus ou aceitar o casamento de pessoas do mesmo sexo. As pessoas não iriam compreender porque já tem marcado na sua cabeça que Deus é o nosso único salvador e que o homem tem de estar para a mulher. Logo era arriscado, por isso mais valia tar calado e porque "carga de água" eu deveria desmentir algo que se faz ou o que se diz há tanto tempo? Então posso dizer que a filosofia é capacidade de problematização e argumentação profunda independentemente do que esteja a ser cumprido ao longo dos anos (tradição).

    Mauro Gomes 10º LH2

    ResponderEliminar